segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte

As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte
Marilene de Lima Körting Schramm


Marilene inicia a reflexão partindo do pressuposto que o professor necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para entender situação da arte-educação no contexto atual e refletir sobre a atuação pedagógica com o objetivo de otimizá-la. Conforme Marilene relata, a intenção não é discutir profundamente as tendências pedagógicas, mas sim retomá-las como base para a compreensão e reflexão sobre a situação em que se encontram o ensino e aprendizagem da arte na atualidade.

São três as tendências que interpretam a questão na sociedade:
-educação como redenção
(pedagogias liberais)
-educação como reprodução e educação como transformação da sociedade (pedagogias progressistas)

As derivantes principais na educação brasileira são a conservadora e a progressista

Pedagogia liberal
-tradicional
-renovadora progressista
-renovadora não-direta
-tecnicista

Pedagogia progressista
-libertadora
-libertária
-crítico-social dos conteúdos Pedagogia liberal
Na concepção liberal, arte se dividiu em dois pólos:
Artes Mecânicas (direcionada a alunos do povo em geral)
Belas-Artes (direcionada as elites)
Essas duas classes de alunos deveriam conviver no mesmo ambiente, numa tentativa de aproximar cultura de massas e cultura de elite. Mas o que de fato aconteceu foi o contrario do que se pretendia na época.

A pedagogia liberal tradicional
-preocupa-se com a universalização do conhecimento
-treino intensivo
-repetição
-memorização
-professor como elemento principal
-alunos muitas vezes são encarados como adultos em miniaturas.
- conteúdos apresentados

-o ensino da arte baseado em cópias de modelos

Pedagogia Liberal renovada (escolanovismo)
Essa tendência manifesta-se por meio de duas versões:
-Renovada progressista ou programática, que tem Anísio Teixeira como principal expoente e
afirma que é dever da escola adequar as necessidades do indivíduo ao meio social em que está inserido
-Renovada não-diteriva, com Carl Roger como elemento destaque, o qual enfatizava também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais. Relega a escola o papel de formar atitudes e, para isso, deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com aspectos sócias ou pedagógicos.


Pedagogia liberal tecnista
Surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e foi introduzida no Brasil entre 1960 e 1970.
-o homem é considerado produto do meio, é uma conseqüência das forças existentes me seu ambiente
-a pratica escolar tem como função especial adequar o sistema educacional com a proposta econômica e política do regime militar, preparando mão-de-obra para ser aproveitada pelo mercado de trabalho.
-no ensino-aprendizagem de arte há ausência de fundamentos teóricos, grande ênfase em uso de sucatas
-no início dos anos 70, a disciplina de educação Artística torna-se obrigatória, a partir da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, que centra o ensino da arte em técnicas e habilidades, essa fragmentação no ensino da arte se dá em virtude ao caráter tecnicista da lei.
-essa tendência tecnicista firma-se nos anos 70, consolidada no principio da otimização: racionalidade, eficiência e produtividade.


Pedagogia progressista
É resultado da inquietação de muitos Educadores da década de 60, suas discussões e questionamentos focam-se no que diz respeito à real contribuição da escola para sociedade, a pedagogia progressista apresenta-se por meio das tendências libertadora, libertária e a crítico-social dos conteúdos.

Tendência progressista libertadora
- Está ligada diretamente com o método de alfabetização de Paulo Freire
-o homem é considerado um ser situado num mundo material, concreto, econômico, social e ideologicamente determinado.
-a busca do conhecimento é imprescindível, é uma atividade inseparável da prática social e não deve se basear no acúmulo de informações, mas sim numa reelaboração mental que deve surgir em forma de ação, sobre o mundo social.
-a escola como instrumento de luta das camadas populares
-a educação se relaciona dialeticamente com a sociedade
- sua principal função é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade que o cerca, a fim de torná-lo capaz para atuar no sentido de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.


Tendência progressista libertária
-valoriza a experiência de autogestão, autonomia e não-diretividade
-a idéia de conhecimento é a descoberta de respostas relacionadas a vida social
- acredita na liberdade por total
-o professor assume a função de conselheiro e, muitas vezes, de instrutor-monitor

Pedagogia progressista “crítico-social dos conteúdos”

Surgiu no início da década de 80 e difere-se das outras progressistas anteriores pela Ênfase que dá aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social
-sua tarefa centra-se na difusão dos conteúdos concretos
-cabe ao professor escolher conteúdos mais significativos para o aluno, os quais passam a contribuir na sua formação profissional. Tudo isso visando a inserção do aluno no contexto social.
-não bastam que os conteúdos sejam bem ensinados, é preciso que tenham significação humana e social.

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