quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Projeto Pedagógico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Laboratório de Arte e Ensino II


Projeto Pedagógico


Componentes do grupo: Camila, Jocilda e Pedro

1 - o que? nome do projeto - TRANSFORMAÇÃO E ARTE
2 - Por quê? A transformação de imagens do nosso dia a dia e objetos do cotidiano que se transformam em obras de arte.
3 - Como? etapas e cronograma Este projeto está dividido em 4 aulas de dois períodos cada. Usando quatro imagens do material pedagogico da quarta e quinta bienal do mercosul, dos seguintes artistas: Nuno Ramos, Patricio Crooker, Antonio Berni e Lia Menna Barrteto.
Primeira aula - momento da leitura das quatro obras de arte pelos alunos - colocando num quadro onde todos possam visualizar. O professor fará algumas perguntas oralmente que os alunos irão respondendo e comentando podendo haver algumas divergências por parte de alguns, o que eles acham sem haver o certo ou errado, tipo: - apontar as diferenças e semelhanças nas obras apresentadas - onde os artistas foram buscar estes elementos para as suas obras, eles fazem parte da nossa cultura? - onde podemos encontrar estes elementos? - estas imagens fazem alguma crítica a nossa sociedade? quais? em quais obras? - como se deu este processo criativo? segundo momento da aula dividir a turma em quatro grupos e distribuir as imagens a estes grupos. atrás das imagens existe alguns comentários sobre a obra e a trajetória do artista e obra, os alunos iriam ler e comentar os dados. terceiro momento da aula. exporiam ao grande grupo a sua pesquisa e comentários feitos no grupo e comparariam com a análise feita anteriormente por eles.
tema para a próxima aula - trazer objetos dos mais variados, podem ser iguais, mas com uma condição - teria que ter um significado para eles e para a sociedade. tema para a professora - ela também trará vários objetos extras - para aqueles alunos esquecidos e para aqueles que querem acrescentar alguns aos seus.
Segunda aula - Em grupos de 2 ou 3 alunos, eles terão de agrupar objetos com significados em comum. Escolher um tema e desenvolver uma obra. Podem usar cola, cola quente e até pregos. Com o andamento do projeto os alunos encontrarão problemas a serem resolvidos seja na elaboração ou no desenvolvimento do tema escolhido, neste momento a professora dará sugestões, ou perguntas a serem resolvidas por eles. Nesta etapa a obra ainda não estará concluida pois os alunos irão precisar de mais tempo para trazerem mais objetos ou para solucionarem os problemas surgidos.
Terceira aula - conclusão da obra.
Quarta aula - exposição dos trabalhos e o comentário dos autores e de seus colegas, inclusive os comentários sobre o desenvolvimento,seus problemas e soluções.
4 - Quem? alunos da sétima série do ensino fundamental - crianças de 13 a 14 anos.
tirar objetos de seu cotidiano que carregam um significado para o aluno e resignificá-los com a acumulação destes objetos, transformando em uma obra.
Objetivos - Não poderá haver a identificação do objeto na obra. A acumulação deverá ter um novo significado para o aluno. Nesta obra estes objetos deverão ser considerados somente como formas, linhas e texturas e cores.
Avaliação - Avaliação - Assim como o objeto possuiu uma significação para o aluno, esta obra com a acumulação destes objetos também terá que possuir um significado. Esteticamente a composição no suporte, e como foi trabalhada as linhas, cores, texturas e as formas encaixando-se umas nas outras.